A Cooperativa dos Otorrinolaringologistas do Estado de Mato Grosso do Sul (COORLMS) é uma cooperativa de trabalho médico composta por 42 médicos especialistas em otorrinolaringologia no Estado de Mato Grosso do Sul. Foi constituída em 13 de maio de 2004. Trata-se de uma sociedade cooperativa de prestação de serviços autônomos, formada por médicos com vínculo estatutário e regulamentada pela lei nº. 5764, de 16 de dezembro de 1971.
Sua fundação teve como objetivo congregar profissionais médicos otorrinolaringologistas que se proponham a associar bens e/ou serviços para o exercício de sua atividade laboral, no interesse comum e sem finalidade lucrativa.
O Dr. Renato Lúcio Martins foi o responsável por fomentar a ideia do Cooperativismo, após participar da palestra do Dr. Ivaldo Feitosa, de Fortaleza/CE, a respeito da Cooperativa dos Otorrinolaringologistas do Ceará – COORLECE, lá instalada, sendo a pioneira no país, o que culminou com sua eleição por aclamação como o primeiro Diretor Presidente COORLMS, acompanhado pelos colegas Dr. Pedro Ricardo Dias (diretor financeiro) e Dr. Oswaldo Lopes Junior (diretor comercial).
Os cooperados COORLMS estão distribuídos nas regiões de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Todos são especialistas aprovados pela ABORLCCF – Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina do MS.
À medida que a COORLMS se desenvolveu, foram criados o Centro de Diagnósticos e o Laboratório do Sono com razão social: UCDO Diagnósticos em Otorrinolaringologia. A UCDO é especializada na realização de exames, atuando nas áreas de Audiologia, Eletrofisiologia, Endoscopia, Vestibulometria e Polissonografia.
O principal valor da cooperativa é promover a especialidade para possibilitar um atendimento com segurança, respeito, qualidade e ética a todos os públicos atendidos.